Sónia Ventura Teixeira, Psicóloga e Formadora

Apresentação

Sou pessoa, mulher, psicóloga e mãe. Gosto muito e acredito na Humanidade, nas pessoas e por isso a minha escolha profissional, porque acredito no potencial de cada um, porque só quem não se conhece verdadeiramente não gosta de si, porque cada um de nós é um ser único e incrível. Ser psicóloga é ter a possibilidade de ajudar quem nos procura a fazer essa viagem de descoberta de si próprio, de aumentar o seu potencial de felicidade e fazer entender que temos o poder de escolher. Trabalhar sempre para promover a Dignidade Humana, é este o meu contributo como psicóloga.     

Formação profisisnal

Licenciada em Psicologia (1998) e Mestre em Psicologia Clínica pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa (2007)

Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Especialista em Psicologia da Justiça pela Ordem dos Psicólogos Portugueses

Formadora pela Ordem dos Psicólogos Portugueses em áreas como Intervenção Psicológica em Situação de Crise e Catástrofe, Ética e Deontologia, Avaliação e Riscos Psicossociais entre outros.

Psicóloga Clínica a desempenhar funções na DGRSP tendo ainda a Coordenação dos Serviços Clínicos do EP (até 2016), em acumulação com as funções de Psicologia Clínica.

Pós Graduação em Psiquiatria e Psicologia Forenses

Pós Graduação em Suicídio e Comportamentos Autolesivos

Pós Graduação em Ciências Forenses, Investigação Criminal e Comportamento Desviante

Percurso Profissional

Iniciei o meu percurso na área da Psicologia Clínica ainda como estudante na Equipa de Pedopsiquiatria, Equipa de Psiquiatria de Ligação aos Serviços de Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia do Hospital de Santa Maria de Lisboa no acompanhamento psicológico e psicoterapêutico (individual e de grupo) a crianças, adolescentes e sua família nuclear. Integrei o Núcleo de Apoio aos Filhos de Mães Toxicodependentes do mesmo hospital. Fiz ainda o acompanhamento psicoterapêutico a doentes internados em outros serviços (Psiquiatria de Ligação a outros serviços) e o seguimento de doentes em regime de Internamento e Serviço de Urgência. Participei ainda no Projeto de Investigação sobre a Depressão na Criança. Passei depois por uma instituição na área da Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Grândola onde para além do apoio psicoterapêutico aos utentes e famílias, elaborava parcerias e protocolos com outras entidades da comunidade, sendo ainda o elemento de Articulação com a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Grândola. Atualmente na DGRSP, como Psicóloga Clínica para além do acompanhamento psicoterapêutico, trabalho na área da intervenção em situação de crise tal como automutilações, auto ou heteroagressões ou ideação suicida. Intervenção em programas específicos da responsabilidade da DGRSP, nomeadamente sobre o tratamento de toxicodependência e perturbações de comportamento. Integro a Equipa de Observação Permanente do PIPS – Programa de Intervenção e Prevenção. Neste momento integro a Estrutura de Coordenação Local no Plano de Contingência Covid19. Sou ainda Consultora Perita no INMLCF na área da Psicologia Clinica, na realização de perícias psicológicas. Colaboradora no Departamento de Psicologia da Prevenção Rodoviária Portuguesa (Reabilitação de Condutores Infratores (nas vertentes Criminal e Contra ordenacional). Orientadora de estágios académicos e profissionais na área da Psicologia (OPP)