Vilma Figueiras, Psicóloga 

Apresentação

Acredito que ser psicólogo é uma imensa responsabilidade. Sinto que é também uma notável dádiva pois recebemos o dom de usar a palavra, o olhar, as expressões e até mesmo o silêncio…. Espero estar à altura de assumir convosco esta responsabilidade!!

Formação Profissional

– Psicóloga Clínica licenciada pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, em 1998

– Mestre em Psicologia Clínica pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, em 2004

– Membro Efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), com a Cédula nº 7850, desde 2010

Experiência Profissional

– Acompanhamento Psicoterapêutico de crianças, adolescentes, adultos e seniores em Clínica Privada no Concelho do Seixal, desde 2013

 – Psicóloga Escolar, no âmbito do Projeto “Porta Aberta”, na Escola Secundária da Amora, desde 2011. Áreas de intervenção: avaliação psicológica, acompanhamento psicológico e psicopedagógico a alunos com diferentes problemáticas, desenvolvimento de programas de prevenção/combate à indisciplina e ao insucesso escolar, prevenção primária ao nível dos comportamentos de risco na adolescência.

– Psicóloga da Câmara Municipal do Montijo, na Divisão de Recursos Humanos, de 2008 a 2011. Áreas de intervenção: desenvolvimento de projetos no âmbito da medicina do trabalho, da formação (aos trabalhadores da autarquia) a da intervenção na área da violência doméstica (à população). Membro da equipa promotora de programas de prevenção nas escolas secundárias do concelho do Montijo, nas áreas das dependências, sexualidade e violência entre pares.

– Psicóloga da Instituição Particular de Solidariedade Social – Projeto AlKantara: Associação de Luta Contra a Exclusão Social, de 1999 a 2008. Trabalho comunitário no âmbito do rastreio, avaliação e acompanhamento psicológico à população realojada do Casal Ventoso e no desenvolvimento de programas de promoção de competências pessoais e sociais.